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20/10/2012

Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

A estratégia da Sonae Sierra Brasil é aumentar o seu portfólio e manter a sua posição como um dos principais empreendedores, construtores, investidores e administradores de Shopping Centers do Brasil enquanto busca oferecer retornos superiores aos acionistas de maneira sustentável e responsável. Pretende atingir essas metas através da implementação das seguintes estratégias:

Foco na criação de valor através do crescimento orgânico. A Companhia possui uma bem definida estratégia de crescimento do portfólio de shopping centers, que se baseia em duas principais fontes: (i) a primeira representa o desenvolvimento de novos shopping centers, dominantes em sua área geográfica, focados na crescente classe média brasileira e capazes de manter uma sólida posição competitiva, com base em determinados fatores, como densidade populacional, aumento do poder aquisitivo dos potenciais clientes e demanda de consumidores insatisfeitos; e (ii) a segunda relaciona-se à expansão e/ou reforma dos Shopping Centers existentes, os quais serão diferenciados pela inclusão de recursos inovadores de forma a aumentar a sua participação de mercado e criar barreiras para a entrada de novos concorrentes.

Seguem descritas abaixo nossas principais estratégias:

  • Desenvolvimento de novos shopping centers. A empresa pretende continuar a desenvolver novos projetos ou projetos greenfield, como principal fator de crescimento, uma vez que acredita que o foco em construção cria retornos atrativos e mais valor ao acionista do que o crescimento através de aquisições de shopping centers existentes. Além disso, esse tipo de projeto permite maior flexibilidade na definição do local, escala, mercado-alvo e mix de lojas do shopping center, o que ajuda a garantir que o projeto atenda aos objetivos estratégicos. Expansão e reforma de shopping centers existentes. Ao mesmo tempo, a Companhia também pretende crescer através da expansão dos shopping centers existentes, quando rentável.
  • Aquisição de participações adicionais nos empreendimentos do portfólio, bem como participação em shopping centers de terceiros. A Sonae Sierra Brasil planeja realizar aquisições seletivas de participações adicionais nos shopping centers que já fazem parte do seu portfólio. A Companhia acredita que pode realizar aquisições desse tipo de maneira eficiente e em tempo hábil devido ao conhecimento do empreendimento e os relacionamentos com os parceiros relevantes. Ao aumentar o percentual de participação, acredita que irá obter maior alavancagem operacional, controle estratégico e sinergia operacional dos shopping centers, o que permitirá implementar as decisões estratégicas de maneira mais eficiente e barata.
  • Alavancagem do relacionamento com os principais varejistas nacionais e internacionais. Através do desempenho das atividades de administração, gerenciamento de ativos e do relacionamento existente dos acionistas com varejistas internacionais, a Sonae Sierra Brasil pretende focar na manutenção e expansão do relacionamento com os principais varejistas nacionais e internacionais, como Walmart, Zara, C&A, Cinemark, Lojas Renner, Riachuelo, Centauro e Livraria Saraiva, bem como buscar novos relacionamentos. A empresa continuará a utilizar sua experiência e o expertise da Sonae Sierra e do Sr. Alexander Otto e suas empresas afiliadas para identificar o mix de lojas que acredita ser mais adequado para atender o mercado-alvo individual dos shopping centers.
  • Foco no retorno aos acionistas e disciplina financeira. Com base na extensa experiência dos seus acionistas e equipe de administração qualificada e profissional, a Sonae Sierra Brasil continuará a adotar procedimentos de administração de negócios condizentes com foco na maximização das oportunidades de negócios, otimização do uso dos ativos, redução de custos e mitigação de riscos, através de rígidas políticas de planejamento e monitoramento administrativo, aplicadas a todos os níveis societários. Além disso, pretende manter a sólida condição financeira para suportar a implementação da estratégia de crescimento e valorização de ativos, particularmente através do uso de fluxo de caixa operacional. Topo

Vantagens Competitivas

A Sonae Sierra Brasil acredita que suas principais vantagens competitivas são as seguintes:

Presença significativa em mercados importantes. Cinco dos nove shopping centers em funcionamento estão localizados no Estado de São Paulo, o estado mais rico e economicamente representativo do Brasil. Exposição ao crescente segmento de classe média da população brasileira. A maioria dos shopping centers do portfólio tem por foco o segmento de classe média da população brasileira. A Sonae Sierra Brasil acredita que um dos principais fatores relacionados ao aumento significativo das receitas, do lucro líquido e do EBITDA da Companhia nos últimos anos tem sido o foco no crescente segmento de classe média da população brasileira.

Modelo de negócios verticalmente integrado que permite controle e geração de caixa significativa. A Sonae Sierra Brasil acredita que o modelo de negócios verticalmente integrado permite exercer controle contínuo em relação à qualidade e rentabilidade dos Shopping Centers.

Participações majoritárias na maioria dos ShoppingCenters. A empresa controla oito dos nove shopping centers atualmente em operação, detendo a administração de todos eles, o que permite ter amplo poder, na maioria deles, sobre decisões estratégicas, tais como expansão, reforma e seleção de lojistas, facilitando, dessa forma, a implementação da estratégia de crescimento orgânico, manutenção de relacionamento com os principais lojistas e geração de valor, e sendo que nos demais depende de quorum específico de aprovação.

Parceria com lojistas e relacionamentos com varejistas brasileiros e estrangeiros. A Sonae Sierra Brasil estabelece importantes relações com alguns dos principais varejistas internacionais, como Walmart, Zara, C&A e Cinemark, através do relacionamento com os acionistas controladores indiretos, bem como com os principais varejistas do Brasil, incluindo Lojas Renner, Riachuelo, Centauro e Livraria Saraiva. A Companhia acredita que o relacionamento comercial gera novos negócios e facilita o lançamento e a comercialização de novos shopping centers, bem como a expansão dos Shopping Centers existentes.

Apoio experiente dos acionistas e equipe de administração qualificada e profissional. A Sonae Sierra Brasil obteve importantes benefícios através das contribuições ativas e experiência gerencial de seus acionistas controladores indiretos, Sonae Sierra e Alexander Otto, que possuem liderança internacionalmente no setor de Shopping Center e lazer em seu mercado de atuação.